2003-10-24

A Rainha Vermelha

São assim as actuais tecnologias de informação:
Pouco tempo após a publicação do meu post anterior, a minha filha Joana, lê o post nos EUA, onde está temporariamente, e contacta-me, via “messenger”, dando-me conta do princípio da Rainha Vermelha.
Para saber o que isto é poderão encontrar aqui Informação mais detalhada mas, em termos gerais, posso dizer que se trata de um interessante princípio da área da biologia que traduz um fenómeno semelhante ao que eu tinha aplicado no meu post anterior num contexto macro-económico.
O nome provem do segundo livro de Alice, de Lewis Carroll: “Alice por de trás do espelho”, se não me engano e da observação que a Rainha Vermelha aí faz a Alice dizendo-lhe que, naquele lugar, era necessário correr muito para se ficar no mesmo sítio.
No linque referido vem um exemplo de determinadas situações florestais, onde as árvores têm que crescer para aceder à luz solar e continuar a viver e se ficam para trás são sombreadas pelas outras e sofrem com isso. O mais interessante neste exemplo é a constatação que se todas se mantivessem pequenas teriam todas beneficiado e poupado muitos recursos.
A verdade é que nós não somos árvores e, não obstante as leis naturais, poderíamos exercer o nosso livre arbítrio e escolher a nossa própria dimensão.

Sem comentários: