2003-10-10

Eu estava lá

Não, não fui assistir ao desfile de Eanes, como candidato a PR em Évora.
Estava naquele dia, naquele exacto momento, com a minha filha no parque infantil donde, do alto, se domina a rua por onde passava o desfile.
Ouvi os tiros e vi Eanes, imediatamente, erguer-se bem de pé na sua viatura, oferecendo o seu peito às balas que todavia nunca chegaram para ele.
Lembro-me de pensar no momento, este homem veio completamente cacimbado da Guiné.
O gesto é sem dúvida bonito e, no momento, exultou o povo que assistia, mas, na realidade revelava uma enorme imprudência, direi mesmo inconsciência. Se alguém o quisesse ferir ou matar tinha-o feito ali com a maior das facilidades.
Só hoje, passados 25 anos, soube que morreu um homem com uma bala perdida que o atingiu sobre o muro onde estava sentado, também com a sua filha que teria idade próxima da minha.
Só hoje, passados 25 anos, soube que, muito presumivelmente, as balas terão surgido da própria segurança de Eanes.
O que me passa pela cabeça é demasiado obsceno para o revelar aqui.

Sem comentários: