2003-10-08

Fiquei atónito

Os factos todos os conhecem, levaram à demissão de 2 Ministros.
O que me deixou atónito, todavia, foi a nota do MNE desta manhã que, segundo as transcrições que pude ler na imprensa, referem que o Secretário de Estado das Comunidades, José Cesário elaborou uma proposta de alteração da lei de acesso ao ensino superior que previa a alteração da excepção em causa de forma a limitar a exigência de frequência do 11º ano no estrangeiro e não do 12º como a actual lei exige e que foi próprio Ministro que não autorizou que essa proposta avançasse.
Ouviram bem ? Foi o próprio Ministro que não autorizou que a proposta seguisse, quer dizer, o Ministro não concordava com a proposta, o Ministro não concordava com a excepção que legalizaria a admissão da sua filha.
Então o que é isto ? Não concorda com a alteração que permite enquadrar a situação e autoriza que a sua filha faça um requerimento no sentido de que seja interpretada a lei no sentido que ele não concorda ?
Curiosamente não vi nenhum jornalista ou comentador a salientar este aspecto, pelo contrário, criticavam a apresentação da proposta por parte do Secretário de Estado, e deixaram passar o deveras espantoso que é a recusa do Ministro.
Entretanto as coisas vão-se superando, só falta perguntar agora: e o Director Geral cuja informação desencadeou todo este imbróglio e meteu os pés pelas mãos nas entrevistas que concedeu e até falou das “leis que não estão na lei”, é um anjinho ? está bem no lugar ?, parece que sim porque dele quase ninguém fala.

Sem comentários: