2009-03-13

Breve reflexão sobre o futebol

Não, não vou falar do descalabro do Sporting.
O que me move é o actual debate sobre as novas tecnologias aplicadas ao futebol.
O futebol é um jogo, um desporto e um espectáculo e este debate refere-se ao futebol espectáculo, neste contexto a utilização das novas tecnologias não adianta nem atrasa nada nesse espectáculo.
O vídeo pode passar a ser rei, a mediação deste espectáculo quase o exige mas o vídeo também não é Deus:
Lembro-me de um recente mundial de futebol, na Coreia, salvo erro, onde um árbitro foi mandado para casa mais cedo por uma decisão “errada” que um vídeo tinha demonstrado e quando o homem já estava em casa, outro vídeo, de outro ângulo, veio “demonstrar” que afinal a sua decisão tinha sido correcta.
Isto passou na altura como um “fait divers” mas eu retive na memória o facto, porque desde logo me colocou certas dúvidas sobre a validade e a superioridade do meio vídeo, sobre a capacidade humana que raramente é colocada.
Mas há outros meios tecnológicos à disposição, para além do vídeo, podem-se usar “chips” na bola e nos jogadores e sensores ao longo de todo o terreno para registar os fora de jogo para além de toda a dúvida.
Mas aqui, perde o espectáculo:
Como se vendem jornais quando deixa de haver dúvidas?
Como se despertam as paixões clubísticas, quando um fora de jogo não puder ser discutido?
Pressinto que se esse momento chegar as discussões e os ódios apenas mudarão dos árbitros para o pessoal que controlar esses meios tecnológicos, dado que aí também se podem fazer batotas.
E fazem-se.
É por estas e por outras que como futebol prefiro o futebol desporto, do tipo liga dos últimos, aí, pelo menos, temos a escala humana.

2 comentários:

Anónimo disse...

Aqui acho que estás a ser ingénuo. A malta que gosta de futebol está-se a cagar para o jogo em si. Fala-se dos jogadores, dos dirigentes, dos casos de policia, (e etc) * 2 no que refere ao internacional. O jogo em si não interessa a ninguém e os adeptos mais ferranhos, os líderes de claques viram-lhe as costas enquanto decorre.

Adriano

Fábio disse...

Penso que o problema não está no facto de o futebol perder o brio e a espetacularidade que tem, mas sim no emprego dos comentadores. Ora pondo os pontos nos ís posso assim bem dizer que acho uma vergonha vermos comentadores que ganham balurdios de dinheiro a comentar coisas que anisam por tv enquanto que ao longo da vida nunca estiveram dentro de um relvado a sentir a intensidade de jogo e a verdadeira realidade que nunca uma câmara mostrará! este sim é uma das razôes, agora eu como jogador de futebol que ja fui e como grande apaixonado pelo desporto rei acho muito bem o chip na bola, agora relativamente a outras mudanças acho que não estou muito de acordo, pois o futebol perderia o seu encanto, mas se for para ajudar a melhor observar as coisas tanto melhor porque acho muito mal uma equipa ganhar um jogo (como a final de 66 em Inglaterra) sem o merecer e ainda por mais sendo por "batotice".