2005-08-19

Publicidade

Para alguns o significado desta palavra identifica-se com todo o “marketing”, para outros com uma parte deste, a promoção, mas na realidade para compreender o “marketing” precisamos utilizar a sua linguagem própria e aí o termo publicidade tem pouca serventia.
Publicidade recobre duas noções distintas: a de “advertising” que corresponde aos anúncios que vemos na TV, rádio, jornais, “outdoors” etc e a que poderemos, talvez, chamar em português publicidade paga e a de “publicity” que corresponde a eventos, notícias, entrevistas etc., referentes à empresa ou produto que se pretende promover, notícias essas que na realidade não pagamos directamente e poderemos, talvez chamar de publicidade não paga.
Conseguir a “publicity” não é tarefa fácil, porque não está directamente ao nosso alcance, embora seja naturalmente almejada por todos.
Algumas empresas, porém, por razões “misteriosas”, têm uma constante atenção mediática, que correspondem a ofertas de “publicity”, totalmente injustificadas e tão forçadas que roçam o escândalo: é o caso do “Zoo Marine” que, volta e meia, como hoje, capta a atenção dos média com golfinhos, supostamente salvos pelas suas “mãos hábeis” e que são depois acompanhados mediaticamente durante vários dias em horário nobre até à morte habitual do animal, certamente por excesso de atenção.
Já não há pachorra para isto.

Sem comentários: