2005-08-09

MATRIX

O Semiramis é um Blogue interessante.
Eu gosto muito do Semiramis.
O Semiramis tem muito boa escrita, clara, com um toque de humor e pode também dizer-se que é extremamente “rigoroso”.
Isto, naquele mesmo sentido em que o Dr. Ferreira da Quercus é “rigoroso” quando nos diz categoricamente coisas do tipo: “a temperatura em Portugal vai subir 4,7 graus nos próximos 20 anos”.
Só que o Semiramis é ainda mais rigoroso do que o Dr. Ferreira, não faz afirmação que não apoie com referencias bibliográficas e isto apenas quando a não ilustra com bonitos quadros e gráficos.
O Semiramis não se define ideologicamente, mas mostra-se ultra-liberal. Tem uma fé inabalável no mercado e acha que o Estado é a fonte de todos os males.
O Semiramis é, para mim, claramente anarco-mercantilista.
Ler o Semiramis é extremamente aprazível e educativo.
Vem isto a propósito de uma interessante e bem humorada opinião, que o Semiramis manifestou há tempos (Poste “Conversas de fim de semana” de 3 de Julho de 2005), a de que Ana Sousa Dias tem o condão de transformar em ectoplasma os seus entrevistados e que o próprio Professor Marcelo já começava a dar sinais desta metamorfose.
Para os leitores menos versados nas “ciências ocultas” eu direi que ectoplasma é, mais ou menos, uma suposta manifestação material de um ser espiritual, tal como um rasto viscoso que dizem ser deixado por alguns fantasmas.
Depois de ler isto eu passei de facto a ver o Professor Marcelo, aos domingos, como um ser etéreo, irradiando um halo de luz e deixando escorrer como uma substância, um discurso viscoso que se vai aproximando de um discurso real e sobre a realidade.
De facto, também, todos os entrevistados de Ana Sousa Dias têm essa aura de gente que não existe neste mundo real, cru, previsível, traduzido e explicado pelos números da economia, que nos incomoda todos os dias e onde ao dizerem-me e demonstrarem-me que estou em crise eu passo a sentir de facto a crise ainda que a minha vida esteja tal qual como “dantes no quartel de Abrantes”
Ao assistir ontem à fabulosa entrevista de Ana Sousa Dias a Godlieve Meersschaert tocou-me uma inspiração Divina:
Olhe que não Semiramis, olhe que não, a realidade hoje é como o mundo do “MATRIX”, os ectoplasmas somos de facto nós e muito em particular o Semiramis e o seu mundo de números e gráficos a que falsamente chamamos realidade, os entrevistados da Ana Sousa Dias são apenas gente real, são mesmo “a gente real” que nós, fantasmas, olhamos com estranheza.
Eu, por mim, ando a tentar saltar para o lado de lá.

Sem comentários: