2004-08-24

Percepção selectiva

É um fenómeno conhecido da psicologia e que se traduz facilmente naquele verso da conhecida canção de Simon e Garfunkel “The Boxer”: “All lies and jest, still the man hears what he wants to hear and disregards the rest”
Como sou humano, consciente de que aquele princípio também se aplica a mim, eis o que eu ouvi neste final do Benfica-Aderlech e no princípio das notícias que se lhe seguiram:
Diz um comentador:
- Luis Felipe Vieira abandonou o campo face a este desastre financeiro !.
Eu a pensar que estávamos a ver um jogo de futebol..
Logo a seguir do outro comentador, com ar feliz, por estar a cumprir bem a sua missão:
- Vai voltar o calor e o tempo seco e com isto os incêndios. Vamos já dizer-lhes os incêndios que já estão por aí !
Termina o jogo e começam as notícias:
O barco dos abortos vem aí, 2 comentadores em directo. Diz um, exaltado:
- Não se devia deixar atracar este barco ...
Tenta dizer a outra comentadora com um ar felicíssimo e sempre interrompida pelo primeiro.
- Não, é fundamental que este barco venha. Logo a fórmula de resposta às interrupções: deixe-me falar que eu também o ouvi calada, quando falou.
Logo o “pivot” acaba com o debate e passa para os esperados incêndios e para o facto de Portugal ser o último da Europa em poder de compra..
Foi isto que ouvi, imaginem como fiquei esclarecido.
É claro que a culpa deve ser minha, eu é que não consegui ouvir o essencial.

Sem comentários: