2004-08-29

Nacionalidade por opção

O meu amigo Bernard Ehrwein é francês de gema e habita na Provença.
Mas um Francês de apelido Ehrwein, ainda que este nome signifique qualquer coisa como “vinho de honra” aludindo a um dos símbolos de França, está muito longe de um “vin de honneur”, não é comum, soa e é alemão.
Acontece que os ascendentes próximos de Bernard vieram daquela região raiana, chamada Alsácia, que ao longo da história da Europa tem sido ora alemã ora francesa. Foi um avô de Bernard que se sentindo francês de corpo inteiro, fugiu para a a Provença para nunca mais ser alemão.
Todavia Bernard contou-me que na sua infância provençal era muitas vezes considerado e tratado como alemão pelos seus colegas de escola, ao que ele lhes respondia algo como isto:
- Sou mais francês que vocês, porque vocês são franceses por acaso, porque nasceram de pais franceses. Eu sou francês porque o meu avô escolheu e alterou a sua vida para que ele e os seus descendentes fossem sempre franceses..
Por isso, para este meu amigo é precisamente o seu apelido alemão Ehrwein que o torna mais francês e não tolera que ignorem ou lhe troquem o “h” como os outros franceses têm tendência a fazer.
Embora com contornos diferentes, sob este ponto de vista, Obikwelu é mais português do que todos nós, precisamente por ser um português por opção e por ser chamado Francis Obikwelu como mais nenhum.
Mas há mais pontos de vista e voltarei ainda ao assunto.

Sem comentários: