2004-08-10

A Democracia é o pior sistema tirando todos os outros

Ora aqui está uma frase, penso que proferida por Churchill e que de tempos a tempos é citada pelos nossos analistas políticos.
Mas é uma frase perigosa, não obstante a sua aparente eloquência, não serve para mais nada que não seja rebater liminarmente qualquer crítica ao sistema, de forma alarve e panfletária, sem qualquer fundamentação e "justificar" todos os abusos ditos democráticos:
- É mau e injusto, certamente, mas o que se há de fazer, não existe sistema melhor.
Eu responderei:
- Há sim, há sempre sistema melhor, tu, que dizes isso, é que talvez fiques pior.
E depois, chama-se democracia a tudo o que tenha votos. Até Salazar construiu em Portugal uma democracia, como dizia a Constituição de 33, se bem me lembro da velhinha OPAN: uma democracia orgânica ! e até tinha votos.
Aquela, claramente, não servia mas a nossa democracia actual também ainda deixa muito a desejar.
Consideremos um pequeno exemplo para reflexão:
Eu disse, uns postes abaixo: "Quando for grande quero ser Deputado da Nação" mas bem posso esperar sentado e contentar-me em ser deputedo como o amigo do meu amigo citado no comentário ao mesmo.
Pois é, ainda que pertença inequivocamente ao "demos" não me deixam sequer submeter-me a votos, a não ser que me filie numa dessas coisas a que chamam partidos, ou seja, a não ser que eu deixe de ser e de pensar como eu. E esta hem ?

Sem comentários: