2004-02-19

Provado cientificamente

Muitos dos jovens do ensino secundário, que hoje se manifestaram contra a política do Governo, iniciaram as suas declarações com um magnífico “penedo de sabedoria”: está provado ou ainda, dando mais peso à sua razão, está provado cientificamente.
Não é, talvez, de estranhar que jovens, tão jovens, desconheçam os meandros da epistemologia e usem esse recurso para fundamentar as suas pretensões, nada disso, o que me faz pensar, o que me faz reflectir sobre o sentido da vida é como o mundo está, de facto, diferente.
A fase da descoberta, da rebeldia onde tudo se questiona e pode e deveria ser a base para a renovação, se mostra tão inserido no “establishment”, agarrando-se a essas certezas fluidas como um afogado se agarra à sua boia.
De facto, já não ouvimos: “somos realistas, queremos o impossível”, já nem os jovens sonham.
Mas também, tenho de reconhecer que estes são já os netos desses jovens de 68, eu.
No fundo, no fundo, quero dizer: a minha geração bem pode limpar as mãos à parede.
Fico aguardando os netos destes jovens para continuar a minha reflexão lá para 2040, entretanto vos digo que aqueles de hoje que despertaram mais a minha simpatia foram os, também muitos, que quando questionados sobre as críticas concretas que faziam à proposta de reforma do ensino secundário responderam eloquentemente: “Sei lá !”

Sem comentários: