2004-02-16

Ciberdúvidas

O ciberdúvidas da língua portuguesa é uma das minhas visitas preferidas na net que recomendo a todos os que se interessam um pouco pela nossa língua.
Ensinou-me muitas coisas mas confesso também que abalou algumas das minhas certezas, não por estarem erradas mas antes porque a profundidade de algumas análises tornam inseguro o meu saber de cor e de ouvido.
Mas há um ponto mais que me atrai neste sítio: são as resposta de José Neves Henriques.
Este nome faz-me voltar quase 40 anos atrás e a memórias nebulosas do meu velho 5º ano do liceu, no qual só não chumbei porque os meus pais tiveram a inteligência de me tirar do liceu, no derradeiro período, e dar-me o privilégio de 3 meses de professores privados.
O maior deles foi, sem dúvida, José Neves Henriques que me ensinou português e francês, disciplinas em que eu era sistematicamente um mau aluno, a que tinha algum asco e estavam a pôr em perigo a minha passagem de ano. Foi este homem que, ao contrário de todos os professores que tinha tido, me fez amar o português e me sobe mostrar a importância do domínio da língua, não para decorar umas regras gramaticais que me pareciam chatas e incompreensíveis, mas sobretudo para falar e escrever o melhor possível. Lembro-me que o seu ensino se baseou essencialmente em leituras e redacções que ele corrigia brilhantemente, não tanto no meu ponto mais fraco, ortograficamente, mas sobretudo na sua forma, no seu estilo e na sua compreensibilidade e na sua estética.
Erros ortográficos continuo a dar mas devo-lhe muito, bem haja.

Sem comentários: