2004-02-18

Bom senso

Descartes dizia que o bom senso deve ser das coisas mais bem distribuídas no mundo dado que não se vê ninguém a queixar-se de o não ter suficiente.
Demos graças por ser assim porque se não fosse o bom senso como superaríamos todas as regras, normas e leis criadas para tornar a nossa vida impossível ?
Sampaio dizia há dias que não pode haver umas leis para cumprir e outras para não cumprir e isto é politicamente correcto e seria verdadeiro se fossemos regulados por legislação esclarecida e justa que verdadeiramente servisse os nossos interesses mútuos de convivência pacífica em sociedade. Infelizmente não é assim mas, felizmente também, vai havendo algum bom senso naqueles que regulam a sua aplicação.
Podemos assim circular a mais de 120 Km, nas auto-estradas quando as condições atmosféricas e de tráfego são boas, graças ao bom senso da polícia e tivemos uma sentença em Aveiro que demonstrou bom senso de um magistrado.
Espero, sinceramente, que Descartes tenha razão e que não venha a faltar o bom senso nos tempos mais próximos, embora me pareça ver, às vezes, fortes indícios de que ele vai faltando.

Sem comentários: