2009-05-05

Portugal é um corredor de fundo

Esta “merda de país” tem essa grande glória, adapta-se, persiste, há quase 900 anos.
Hoje, neste momento, o mundo está para corredores de 100 m, todos são melhores do que nós. E nós aplaudimos da bancada, sabendo que eles vão passar mas também definhar, cair, enquanto nós continuaremos na bancada vendo-os passar.
Nesta corrida vamos mal, nem reparamos que outros, mais jovens, que ainda há pouco se ufanavam, de serem ágeis e irem “sempre” à frente, estão agora derreados e cedem ainda mais do que nós. Nós decrescemos 4, a Alemanha decresce 6, avaliado pelas mesmas fontes insuspeitas, mas para nós, tanto faz, não importa esta corrida, a nossa corrida é outra.
O nosso campeonato é outro, de facto, na Europa não temos par, apenas na Ásia, na China e na Índia, encontramos corredores ao nosso nível, de fundo.
È por isso que eu me rio quando ouço notícias como “Portugal está à beira da falência!” pois não tem sido este o estado permanente deste país.
No entanto cá continuamos, mal, como sempre.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Nuno, faça-me o favor de acrescentar 170 anos às suas contas.
Obrigado e abraço
António

Nuno Jordão disse...

Tem toda a razão, vou alterar para "quase 900 anos" seja considerado a data base 1143, quando o inimigo nos reconheceu, seja 1179 em que o Papa e portanto o mundo nos reconheceu via tudo para alem dos 800