2009-05-03

Afinal quando é que Portugal se incorporou na CEE?

Na minha memória o que consta é 1986, recordo na minha vida profissional no Ministério da Agricultura esse ano histórico de intensa adaptação à PAC que passaria a fundamentar toda a actuação do Ministério.
É esse ano fatídico que eu sempre refiro em todo o lado.
Qual não é o meu espanto quando vejo criticar um cartaz do PS, entretanto já corrigido, porque referia 1986 quando, segundo os media, toda a gente deveria saber que o ano correcto teria sido 1985.
Estaria eu assim errado numa coisa que afinal toda a gente sabia?
Fui pesquisar no google e não obstante algumas contradições que demonstram como deve ser difícil a investigação histórica, dado que tudo se passou há relativamente pouco tempo, a conclusão parece-me dificilmente discutível:
A cerimónia dos Jerónimos foi, ao que parece, a 12 de Junho de 1985 (há quem refira 11 de Junho) e a adesão formal foi a 1 de Janeiro de 1986.
1986 é pois o ano correcto, tal como eu pensava.
O cartaz do PS tinha pois razão no ano, o que errava era o mês mas não foi o mês que corrigiram, foi o ano, ficando agora duplamente errado, embora os media achem que agora é que está bem.
E esta hem?

Sem comentários: