2008-07-26

A geração rasca

Quando em 1994, Vicente Jorge Silva intitulou de geração rasca aquela camada etária que então frequentava a Universidade, certamente não imaginou o tremendo impacto que a sua designação iria ter e que, passados 14 anos, continua a suscitar debates e análises em Universidades e nos cafés.
Acertou em cheio. Rasca é uma expressão suficientemente rica e difusa na sua negatividade, par poder ser, ofensiva para uns e ostentada orgulhosamente por outros, como os que fazem este excelente blog e que em vez de a rebater, a interiorizaram e ostentam como quem afirma ao mundo “se nós somos os rascas olhem então para vocês, quão abaixo de rasca são!”
É a geração da minha filha Joana, é a geração dos filhos da revolução, geração que nasceu e cresceu sem os valores decrépitos do outro regime e sem ter ainda nenhuns novos para os substituir, daí a sua desorientação, mas são também eles que os estão a construir.
Como em todas as gerações há de tudo, do mais baixo e desprezível, infelizmente muitos como sempre, mas também alguns de génio que nos irão salvar.
Veio esta crónica a propósito da referência que ouvi no último programa de “Alma Nostra”, diálogos entre Amaral dias e Carlos Magno que se podem ouvir na RDP1 em “podcast" visto que passa a horas inconvenientes, como quase todos os programas que merecem ser acompanhados, diziam eles que é essa geração rascas que está agora a chegar ao poder.
È bem verdade, é gente que está hoje entre os 33 e os 39 anos, são já os quadros intermédios da administração e de muitas empresas, em breve estarão no topo.
Sejam bem vindos e devolvam-nos o bom senso, se possível.

2 comentários:

Unknown disse...

Ai pai... Como é que tens fé no bom senso de uma geração que entre os 33 e os 39 bebe ice tea a acompanhar a refeição?

LeonorBarros disse...

O que já me ri com o comentário da Joana... O que vale é que, embora escrevendo no Geração Rasca, sou de uma geração anterior e naturalmente avessa ao ice-tea. Cruzes canhoto! Obrigada pelo comentário elogioso e apareça sempre no Geração :-)