2003-09-25

O balanço do Euro 2004

Hoje estava sem inspiração, pensei mesmo em não postar neste blog mas o Ministro Arnauld é uma permanente fonte de inspiração.
Disse ele, mais ou menos, que os portugueses querem saber qual o saldo do Euro 2004 e, para satisfazer esses desejos encomendou uma avaliação sobre o impacto económico.
Sabe-se já o custo dos estádios, não disseram os custos desta avaliação mas, comparativamente suponho que é insignificante, resta avaliar os benefícios.
E aqui é que surge a dificuldade, para além dos benefícios directos nas receitas de bilheteira, das transmissões televisivas, do “merchandizing”, do turismo derivado e outros, grande parte dos benefícios caiem nesse domínio nebuloso imaterial para o qual não existe ainda uma metodologia de avaliação fixada, como sejam o aumento do prestígio de Portugal no mundo, traduzível talvez em turismo e contratos futuros ou o aumento do amor próprio dos portugueses que certamente se traduzirá em aumento da produtividade.
De qualquer forma é uma área com grande margem para especulação.
Antevendo todas as dificuldades e polémica que pode rodear este estudo para quem o queira observar em detalhe gostaria de avisar o Sr. Ministro que eu, apesar de ser português, não estou interessado em conhecer este saldo.

Sem comentários: