2003-09-22

A credibilidade do anónimo

JPP disse ontem na SIC que as cartas anónimas se devem rasgar.
Luís Guilherme, presidente da Comissão de arbitragem da Liga, também disse:
“O doutor Bettencourt vai ter de dizer quais são os cozinhados que eu faço e quem me telefona para me pressionar”
Tudo isto são declarações politicamente correctas, sem dúvida, mas se toda a gente só falar dispondo de provas e assumindo nominalmente o que diz será que, por exemplo, ter-se-ia levantado a questão da pedofilia ?
Não tenho dúvidas que o anonimato e o rumor permitem todas as calúnias e injustiças mas não tenho também dúvidas que o dizer a verdade pode custar a muita gente a carreira a credibilidade e por vezes a vida que leva muitos a calarem-se ou a ter que recorrer a essa “indignidade” .
Afastar liminarmente o anónimo é confundir a mensagem com o mensageiro e pode ser, muitas vezes, pactuar com o status quo podre e mal cheiroso.
Também se só pudéssemos denunciar na posse de todas as provas, não precisaríamos de Tribunais.

Sem comentários: