2009-04-05

Carta de Pristina – 6

Segundo fim de semana.

Durante a passada semana de actividade, cá em casa, a televisão apagou-se, foi-se embora tudo, inclusive a BBC world e a CNN que eram as minhas companhias diárias.
Refilei com o senhorio que me disse que era geral e precisava de uma peça.
Não sei, mas suspeito que ele teria uma tomada pirata, que terá sido neutralizada.
O meu amigo Bernard continuava na mesma em sua casa, com todos os canais.
Passados 3 dias a tv reapareceu mas apenas com canais locais que desde aí têm sido a minha companhia.
Não percebo nada do que dizem, excepto quando dão telenovelas brasileiras e mexicanas, que dão muito, para alem dos filmes americanos e outras séries em inglês.
Em tudo, felizmente, só colocam legendas.
Quanto aos outros programas já os vi todos ou parecidos, são as mesmas merdas do “Big Broader” albanês o “Ponto de Encontro”, “ A miss Kosovo” e o “Festival da Canção” tudo igual, tudo bem homogeneizado, tudo comandadas pelas mesmas multinacionais. Ah, e também futebol, é claro, montes de futebol e de Cristiano Ronaldo.
Quanto às notícias , agora só há uma, a entrada da Albânia na Nato, não imaginam a festa que houve em Tirana, que eu vi e revi na tv..
Não tenho dúvidas que para a Albânia, para os albaneses, o estar na Nato, não tem nada a ver com o Portugal, os portugueses, estarem na Nato mas mesmo assim achei graça a este entusiasmo por nada.
Também fui a Mitrovica, à famosa ponte que divide albaneses e sérvios.
São 2 mundos, duas moedas, até os sérvios usam aí o alfabeto cirílico para chatear, dado que eles normalmente usam o alfabeto latino como nós.
Teve uma compensação, permitiu-me comprar umas febras de porco.

Sem comentários: