2004-05-12

As imagens do Iraque

A CBS saiu à liça e depois vieram todos os outros e julgo que ainda virão mais.
Os maus tratos nas prisões iraquianas passaram a existir.
Os anti-Bush, como eu, exultam por mais este revés numa política néscia, os pro-Bush dizem, acertadamente, que maus tratos fazem-nos todos e pelo menos o nosso sistema democrático discute e resolve as questões abertamente.
Vasco Graça Moura, assim como o Abrupto, desenterram um documento de 143 páginas publicado em 1976 pela Presidência da República, sob o título de Relatório da comissão de averiguação de violências sobre presos sujeitos às autoridades militares, onde crimes semelhantes ou piores são cometidos por militantes do PC e da UDP no pós 25 de Abril.
E tudo isto é verdade, é triste mas é verdade, nenhum povo, nação ou família política está limpo destes crimes, a maldade reside na condição humana.
Só que, infelizmente, a democracia não previne de facto casos destes, só à força, quando as coisas entram pelos olhos dentro e não se conseguem abafar, foi assim com a pedofilia cá e noutros países, é assim com estes maus tratos. E, mesmo assim não resolve bem estas situações, só os pequenos são punidos, e a vida continua.
Todos os que conheciam, estimularam ou pelo menos não contrariaram e que tiveram a esperteza de não se deixar fotografar, em resumo os chamados responsáveis, esses nunca vão responder por coisa nenhuma.
Bush parece que não sabia de nada e, por acaso, neste caso até acredito nele porque vive num mundo de fantasia de "rambos" e "superman".
Eu, pelo contrário, mesmo sem saber, já sabia, ali, no Afganistão e em Guantânamo onde não se tiram fotografias Não preciso de as ver para saber, e nem penso que seja um exclusivo americano, nas prisões de Fidel também, nunca vi, mas sei que há, assim como na generalidade dos países árabes e por cá também, nalgumas esquadras.

Sem comentários: