2010-03-18

A globalização contada às crianças

Parte IV

A civilização 2

Amiguinhos

Eu escrevo para vocês, meninos e meninas porque vocês vivem uma fase da vossa vida onde ainda estão próximos dos primeiros homens que povoaram a Terra.
Não têm de cuidar ainda do vosso sustento e de onde dormir, estão ricos de imaginação, que é o mais importante como dizia Einstein, só vos falta um pouco de conhecimento, que é o menos importante, mas requer que outros cuidem de vós.
Sei também que muitos de vós são maltratados e mal cuidados, por bem ou por mal, mas isso também acontecia a alguns dos primeiros homens.
No outro dia estive a observar com cuidado um grupo de meninos e meninas que se deslocavam da creche para uma piscina, acompanhados de 3 vigilantes adultos.
O comportamento era o que é de esperar de um grupo de seres humano, cada um diferente do outro e todos únicos.
Às vezes uns andavam mais depressa e saíam do grupo, e o vigilante tinha que os chamar, outros trocavam de posição, enfim vocês sabem como é que se deslocam em grupo. E já vi outros grupos de meninos, vestidos de igual, com bibes e dando as mãos, como lhes indicavam os vigilantes mas, mesmo assim, alguns corriam e passavam para a frente e outros paravam, por vezes.
È isto que se espera de homens livres e diferentes mas agora, olhem com atenção para este filmezinho e depois digam-me o que vêm.



Está visto, são soldados a marchar, coisa banal embora efectivamente estranha com seres humanos livres e diferentes, todos parecem um só, alinhados, vestidos de igual, até cada perna se levanta ao mesmo tempo.
Sabem o que tornou isto possível? Este comportamento hiper-disciplinado e perfeitamente inútil?
Foi precisamente a civilização.
Eles não se movem porque e como querem, andam assim porque são soldados e são supostos andarem assim. Não há outra razão.

Sem comentários: