2010-03-13

A Globalização contada às crianças


PARTE I

O princípio

Meus amiguinhos:

No princípio havia a Terra mas só no princípio que nos interessa mais, porque antes, muito antes, já tinha havido o “Big Bang”, ou coisa parecida, que libertou muito fumo e muita poeira que com o tempo se foram juntando, formando estrelas e planetas a rodarem à sua volta e cometas e por aí fora, além doutras coisa que não vemos mas já aprendemos como buracos negros que puxavam tudo para si e que assim juntaram as estrelas e os seus planetas em volta, em grupinhos que se chamam galáxias.
Mas como tudo isto é muito complicado e na verdade não explica nada nem nos diz nada sobre o que existia antes do tal “Big Bang”, se é que existia coisa alguma, e se não existia que coisa havia? È tudo muito complicado, alguns homens resolveram o problema dessa complicação com uma palavra e um conceito: Deus ou deuses que fizeram tudo, porque sim, e pronto é uma explicação como outra qualquer.
Cabe a vocês descobrirem o resto.
Mas vamos ao que interessa.
Numa galáxia chamada “Via Láctea”, uma pequena estrela dessa galáxia, que se chamava Sol e que tinha alguns planetas à sua volta, tinha um, que era o terceiro mais longe de si e que se chamava Terra e que parecia diferente dos outros, tinha ou ganhou muita água e ar o que lhe permitiu a formação de uma coisa nova a que se chamou Vida.
A Vida são todos os bichos e plantas que vocês vêm que nascem, vivem, reproduzem-se e morrem deixando material que vai alimentar a nova vida que vai nascendo, mas são também bichos e plantas ou coisa parecida que vocês não vêm, porque são minúsculos e os nossos olhos não vêm, mas estão por todo o lado, até nas nossas mãos e por todo o nosso corpo e, como os bichos grandes, também estes às vezes nos ajudam outras vezes nos fazem mal, chamamo-lhes “micróbios” e há muitos e de todos os tamanhos e feitios.

Ora, parece que toda esta vida apareceu antes de uma outra forma de vida, muito especial, que somos nós e vós e a que chamamos Seres Humanos.
Tão especiais que há quem diga que fomos feitos explicitamente por ideia do tal conceito, Deus, mas outros, que não acreditam nessas coisas, dizem que não, que aparecemos como os outros bichos, por evolução, por resposta ao ambiente porque nos adaptamos melhor, porque por mero acaso enfim, adquirimos características que nos fazem viver bem neste mundo e nos tem permitido sobreviver com sucesso
O que é certo é que somos muito diferentes dos outros bichos:
Quais serão essas diferenças ?
Na realidade, no fundamental, somos como todas as outras formas de vida, nascemos vivemos reproduzimo-nos e morremos um dia.
Interagimos com os outros seres vivos, que nos ajudam, uns e nos prejudicam outros ou noutras ocasiões os mesmos mas temos armas que mais nenhum tem:
A chamada inteligência, seja lá o que isso é, a fala, que nos permite comunicar uns com os outros de forma muito precisa, e, sobretudo a imaginação.
Um homem sábio chamado Einstein, parece que disse um dia:
“A imaginação é mais importante do que o conhecimento”.
Ele percebeu bem a essência do homem, é só a imaginação, por exemplo, que vos permite ver na tela do monitor do computador estas manchas coloridas de formas estranhas a que chamamos letras, e atribuir-lhes um significado.
Nenhum outro ser vivo, que conheçamos, é capaz de fazer isto, é capaz de ver mais do que dizia um outro sábio chamado Fernando Pessoa:
“Livros são papéis pintados com tinta”.
São-no para todos os seres vivos e eram para nós seres humanos, ao princípio mas a imaginação e muita evolução de que falaremos aqui depois, até chegarmos ao que somos hoje, permitiu-nos dar um sentido a toda essa tinta.

Sem comentários: