2008-04-02

Telemóveis mais perigosos do que tabaco

Quando estive na Grécia, há cerca de um ano, depois de duas horas de reunião com responsáveis da Administração grega e num momento de pausa tomei coragem e perguntei “haverá algum lugar onde eu possa fumar um cigarro antes de recomeçarmos o trabalho?” Para meu espanto só vi semblantes luminosos e responderam-me enquanto sacavam dos maços de cigarros “mas pode fumar aqui, nós só não estávamos a fumar porque pensávamos que o Sr. não era fumador”.
Durante esta estada pude, também, por outras vias, verificar que não tinha ainda chegado à Grécia a forte campanha anti-tabagista que assolava o resto da Europa e os EUA mas, curiosamente, reparei que a generalidade das pessoas com quem lidei só falavam ao telemóvel através de um auricular. À minha surpresa foram-me dizendo que parecia que as radiações eram muito perigosas e preferiam usá-lo assim.
Hoje porém vi noticiado no Público que segundo um estudo do Professor australiano Vini Khurana o uso do telemóvel mata ainda mais do que o tabaco!.
Este estudo que serve os meus interesses, dado que sou fumador e quase não uso directamente telemóvel, embora seja utilizador passivo do telemóvel dos outros, merece-me o mesmo crédito que a generalidade dos estudos anti-tabagistas e outros que vão sendo produzidos pela ciência espectáculo ou seja praticamente nenhum.
Espero todavia que pelo menos venha a contribuir para que a opinião pública arranje outro bode expiatório para o seu ódio e que desvie para aí um pouco mais a sua atenção.

1 comentário:

Anónimo disse...

por mim
podem perseguir nao os utilizadores, obviamente, mas a utilizacao.

Ha sitios no EUA onde nao se pode utilizar telemoveis,(hospitais e por exemplo na escola onde trabalho)