2008-02-24

3 livros obrigatórios - 2

"Animal Farm"

“O triunfo dos porcos” é uma fábula e usa toda a técnica da fábula.
Nos diferentes animais da quinta que se revoltam contra o homem nós revemos diferentes homens: engenhosos, ardilosos, apaixonados, pragmáticos, honestos, interesseiros, verdadeiros, enganadores todos profundamente humanos e todos se conjugam na transformação do sonho numa realidade triste e opressiva.
Vemos aí como o poder corrompe, como em nome dos valores mais nobres se constrói a opressão, como os interesses de alguns prevalecem sobre os interesses de todos.
Simbolicamente, como sempre, são os porcos que triunfam, neste caso representados pelos animais com esse mesmo nome.
Se “Brave New World” destrui as utopias, “Animal Farm” destrui as revoluções como caminhos da esperança.

“1984”

O mundo de “1984”, contrariamente ao de “Brave New world” é um mundo tenebroso e opressivo, mais do que na repressão bruta, que também existe, é na alienação que o poder se sustenta.
O mundo torna-se virtual, a realidade não existe apenas o presente fabricado. O futuro e o passado são permanentemente refeitos par servir o presente.
As palavras de ordem do regime simbolizam a destruição de valores, anula-os a partir da sua inversão ou a assimilação de contrários:
GUERRA É PAZ
LIBERDADE É ESCRAVIDÃO
IGNORÂNCIA É FORÇA
Não está lá explícito, por ser demasiado óbvio, mas ali A VERDADE É MENTIRA e a MENTIRA É VERDADE.
Neste mundo virtual, como árbitro supremo omnipresente, existe o “big brother” que “vela” e “zela” por todos
Apresentados assim sumariamente estes 3 livros, que certamente a maioria dos visitantes deste blogue já leu, deixarei para mais tarde uma pequena reflexão que procurará deitar luz sobre esta questão: “Afinal o que é que estes livros têm a ver connosco ?”

Sem comentários: