2008-01-29

Eu, não sei mais do que um miúdo de 5 anos !

No recente concurso da RTP 1 “Eu não sei mais do que um miúdo de 10 anos” é pedido aos concorrentes perdedores, certamente para os punir e humilhar, que refiram a frase “Eu não sei mais do que um miúdo de 10 anos !”.
Felizmente todos os concorrentes, que tenho visto, repetem a expressão sem o mínimo constrangimento ou atrapalhação. Eu também o faria.
O curioso é que das matérias de que constam as questões colocadas nesse concurso, eu tenho muito mais informação do que um miúdo de 10 anos, mesmo sobre as que não acerto, pudera tive muito mais tempo para aprender do que um miúdo de 10 anos, mas como a declaração é genérica, “eu não sei mais ...” não tenho qualquer dúvida de que é verdadeira, não sei de facto mais do que um miúdo de 10 anos, nem sequer do que um miúdo de 3 anos, o que sei é coisas diferentes, muitas das que eles sabem nunca experimentei ou já foram banidas do meu cérebro. Todos os dia aprendo muito com os meus netos.
Mas o que motivou esta crónica foi o fim do telejornal de ontem na SIC, que apanhei no final e de raspão pelo que não sei reproduzir o exacto contexto.
Tratava-se de qualquer acção ou experiência que punha em contacto crianças de 4 ou 5 anos com a pintura surrealista, viam, explicavam e as crianças pintavam.
Como ouvi Siza Vieira dizer, todas as crianças desenham e pintam bem, é precisamente a escola e os constrangimentos da técnica que lhes retiram essa capacidade, excepto para alguns mais talentosos.
A jornalista da reportagem, porém, não sabia nada disto, e perguntou a uma miúda, com a expressão de quem espera uma resposta hilariante pela sua ingenuidade:
- Sabes o que é o surrealismo ?
A criança não se atrapalhou minimamente e respondeu-lhe como o próprio Dali o poderia ter feito num contexto semelhante:
- Sei, é imaginar umas coisas e pô-las no papel.
Nem mais !, a seguir, decepcionada com esta resposta, perguntou a um miúdo:
- E tu eras capaz de fazer uma pintura surrealista ?
A resposta do rapaz foi ainda mais brilhante, pensou um pouco e disse:
- Se a minha mãe me deixar ...!
Não, eu de facto não sei mais do que uma criança de 5 anos !

Sem comentários: