2004-01-06

Voltei

Há alguns dias que não escrevo, não leio, em resumo, não tenho querido saber de posts e de blogs.
Na realidade não sei por quê, foram as festas, talvez.
Mas hoje, ao voltar à rotina, não é que vejo na Euronews uma notícia digna de ser assinalada:
Uma professora Finlandesa, corria para a sua escola de bicicleta, como sempre mas, nesse dia, um pouco nervosa porque ia encontrar um grupo de estudantes de uma escola austríaca, de visita à sua escola finlandesa, ao abrigo de um Programa Comunitária cujo o nome não retive.
Pensei para comigo: que programa interessante, o intercâmbio de jovens do ensino secundário, fazendo-os viver um pouco da experiência dos seus colegas europeus de uma remota aldeia da Finlândia. Creio que é mesmo assim que se construi a Europa e se cria esse espírito transnacional de tolerância e de pertença a uma nova realidade baseada, não na homogeneidade, mas, precisamente, nas especificidades de diversas diferenças que tornam mais colorido um padrão comum.
Como não conhecia o programa, pensei que talvez poucos o conhecessem cá e que era pena se os portugueses o não o utilizavam.
Engano meu, na mesma notícia, logo a seguir, se precisava que eram alunos austríacos e também uma delegação da escola de Silvares de Portugal, só que desta só vinham professores porque não havia verba para os alunos.
É assim Portugal: num programa de intercâmbio de alunos só há verbas para os professores ....
Apetece-me dizer como o saudoso Peça: E esta, hem ?

Sem comentários: