2004-01-15

ONG 2

A posição de Mana Lu sobre as ONG, referida abaixo não é única e fez-me recordar um episódio que vivi há alguns anos no primeiro encontro mundial do desenvolvimento local realizado em Sherbrook, no Canada.
Retive várias vivências marcantes, positivas e negativas, desse encontro, sendo uma das quais, que quero contar agora, o conteúdo do discurso de um dos participantes africanos que disse mais ou menos isto numa lógica inquestionável:
“Consideram-se as ONG como a grande solução para promover o desenvolvimento e a sua presença justifica-se, naturalmente, nos países menos desenvolvidos como o meu país.
Acontece porém que os seu número tem aumentado exponencialmente nos últimos tempos, cada nova para prover o desenvolvimento que as instaladas há mais tempo não conseguiram, mostrando que em lugar do desenvolvimento tem persistido sempre o subdesenvolvimento. Para quê então as ONG ?”
Foi a primeira vez que ouvi criticar o papel destas agências.
Depois, acompanhei no terreno o trabalho de algumas e questionei-me nalguns casos se não se verificava aquele hipócrita fenómeno referido por Mana Lu: “Muitos aproveitaram a pobreza, miséria e destruição total do território apenas para pedir em nosso nome”.
Lembro-me aliás de uma interessante comédia da BBC, centrada numa ONG, onde esta transformação de agências de desenvolvimento em máquinas de auto sustentação era brilhantemente caricaturada.

Sem comentários: