2004-01-15

ONG

A irmã Lurdes fundadora e dirigente de um Instituto Católico de apoio aos mais pobres de Timor, conhecida como Mana Lu, proferiu numa entrevista ao Público do passado dia 11, entre outras, as afirmações que transcrevo:
“MANA LU - Tivemos a estratégia necessária para mandar embora os indonésios, mas não estávamos preparados para a independência. Ficámos muito dependentes, sobretudo depois da presença das ONG [Organizações Não-Governamentais] internacionais. Muitos aproveitaram a pobreza, miséria e destruição total do território apenas para pedir em nosso nome. Agora já regressaram [aos países de origem], mas destruíram a nossa mentalidade de independência, tornando-nos dependentes.”
Sendo as ONG um instrumento moderno, apontado como exemplo da acção da sociedade civil para colmatar as limitações e ineficácia das organizações públicas, não podemos ler esta passagem sem reflectir.
Será que Mana Lu rejeita, por despeito ou inveja a acção destes concorrentes do seu Instituto ? ou será que há alguma verdade no que diz ?
Como é já tarde, apenas amanhã ou dentro de algumas horas, voltarei a este assunto.

Sem comentários: