2006-05-22

O Tribunal de Tomar

Hoje, pela segunda vês, estive no Tribunal de Tomar e, pela segunda vez, esperando até que me dissessem que fosse à minha vida e voltasse depois, no dia e na hora x.
Este meu encontro com o sistema judicial merecia um poste circunstanciado mas a réstia de respeito que vou nutrindo pela justiça faz-me calar.
Só não resisto a contar que fui confrontado com uma matilha de cães subindo e descendo a escadaria do Tribunal (não em sentido metafórico, eram cães mesmo) e por uma encarniçada luta de pombos pela posse de um beiral, provando que até os “símbolos da paz” podem perder a paciência algumas vezes.
De regresso, parei para almoçar na área de serviço da Santarém da A1 e, estando só, comi sentado em frente de um grande ecrã de TV que transmitia o noticiário da SIC mas sem som, apenas murmúrios.
Fui então vendo as imagens e lendo as notas que circulam em rodapé e nada têm a ver com as imagens, numa experiência estética notável, num real mundo su-real.
Retive duas dessas notas de rodapé, e das duas falarei nos próximos postes.
A primeira dizia assim: “Governo anuncia que em dez anos acabará com o problema das espécies em extinção !”.

Sem comentários: