2006-05-01

A grande aldrabice da segurança social

Quando eu era pequenino, explicavam-me este sistema assim:
- Tu descontas todos os meses uma parte do que ganhas, essa poupança forçada vai ser aplicada pela mão de mestres financeiros e vai multiplicar-se de tal modo que quando fores velhinho vais ter lá á espera todo esse valor acumulado para assegurar a tua velhice
Quando eu era mais velhinho e pretendi reforçar essa poupança através da banca privada, até me fizeram uma simulação que me demonstrava por A+B que eu ficaria bem confortável, perto do limiar da riqueza, com o crescimento alucinante do meu reforço de poupança. Entretanto esse esquema já falhou e limitaram-se a devolver-me o que tinha lá posto, acrescido de alguns juros, bem poucos para o que diziam, não fiquei nada rico.
Agora, esqueceram-se já de toda esta conversa e surge a verdade nua e crua: afinal a minha poupança forçada está só a assegurar os reformados de agora, alguns até que nem descontaram nada e ainda estão activos mas vão já recebendo por causa das coisas.
Quando pergunto pela minha reserva, dizem-me que a pirâmide etária se modificou e mais não sei quê, que há menos activos a pagar e, enfim tenho que esperar mais e receber menos !
Quer dizer, afinal o sistema não era mais do que o famigerado “golpe dos postais”, o sistema da D. Branca: Os novos “patos” é que vão sustentando os sistema até ao previsível colapso.
A D. Branca foi presa, fico a aguardar quem vai ser preso quando gorarem de vez as minhas expectativas.

Sem comentários: