2006-05-26

Elogio à globalização

Eu, que estou desagradado , com o rumo que o mundo vai tomando, e como a globalização vai eliminando o indivíduo, não quero deixar de manifestar a minha admiração pela forma como a sociedade global está a lutar contra o vírus da gripe das aves.
Eu, vivi na minha juventude a pandemia da gripe asiática, estive de cama com quase todos os meus irmãos e amigos e conheço testemunhos, da espanhola, e da pneumónica que afectou profundamente toda uma geração.
Sei que a estratégia dos vírus tem sido sempre a mesma: começa nas aves, e apenas passa das aves para homens até encontrar um determinado homem engripado que cria as ideais condições para uma mutação ou fusão entre os dois vírus, o das aves que contribui com a virulência e o vírus comum que fornece a capacidade de propagação.
Em termos simplistas o mecanismos é este, o que é diferente hoje é a globalização da espécie humana, e a máquina que montou de alerta, a monitorização das aves, o acompanhamento de todas as ocorrências sejam em Carrazedo de Monte Negro, sejam em Shin Huai na Ásia, em Bacu em Àfrica ou em Nova Iorque nos EUA, tentando protelar esse encontro fatal entre os dois vírus ou pelo menos estar próximo quando ele ocorrer.
Isto é uma situação única na história da humanidade, o vírus não contava com isto, é equivalente ao sonho da guerra das estrelas de Bush pai.
Até agora está a funcionar em plenos, os anos vão passando e a pandemia não aparece.
Eu vou acompanhando com um caso de estudo, ainda que me possa eventualmente matar, para ver até quando e, se vier, como será ?

Sem comentários: