2005-04-03

O Templo de Diana

Referi, no poste anterior que o templo, dito de Diana, em Évora era consagrado a Diana Spencer. Julgo, todavia, necessária uma breve explicação, porque entre as várias polémicas que envolvem aquelas ruínas, talvez não conheçam ainda esta nova teoria.
Contou-me uma amiga, que organiza visitas turísticas ao nosso país que, ao oferecer propostas alternativas de visitas em Portugal, o Templo de Diana é sempre um local muito requisitado. Acontece que, depois de uma visita, recebeu uma reclamação de um casal de turistas que se queixavam de que a visita ao Templo de Diana tinha sido um fiasco, que o templo não tinha nenhuma referência perceptível a Diana, nem uma mísera fotografia, nem um pequeno vídeo e exigiam mesmo a restituição do dinheiro pago.
Eu, julgo mesmo que isto abre uma enorme oportunidade de mercado. Já que não se sabe bem quem homenageava aquele templo romano que se sabe, no entanto, que nunca foi Diana a Deusa da caça, como algum ignorante caçador fez crer e convencer toda gente, porque não identificá-lo mesmo com Diana Spencer a Princesa que é hoje muito mais mediática ?
Põem-se uns vídeos, um espectáculo de luz e som com Elton John a cantar “Candles in the Rain”, tudo cheio de posters gigantes de Diana e claro, tudo cercado com bancadas e bilhetes pagos.
Não tenho dúvidas de que era um grande sucesso e uma fonte de rendimento para Évora.
Fica aqui a sugestão.

Sem comentários: