2004-09-21

Tenho pena da Sra. Ministra da Educação

Sinceramente, sem qualquer ironia. A pobre foi chamada à pressa para o comando de um combóio desgovernado, onde nenhum dos botões em que carrega funciona já, fazendo esforços desesperados mas sabendo já que, mais dia menos dia, o comboio se despenha com ela dentro.
Entretanto, os maquinistas que deram cabo de tudo, contemplam, sãos e salvos, talvez sorrindo com alívio, enquanto aguardam, se é que não alcançaram já, o comando de outro combóio, este cheio de ouro e em marcha pachorrenta que não exige grande direcção.
Imagino o pandemónio que vai pelo gabinete da Sra. Ministra, os gritos e murros na mesa, as ameaças ao telefone, o gaguejar comprometido por aí a baixo na hierarquia, as emendas atarantadas, feitas a toque de caixa, cada vez piores que os sonetos e que vão inexoravelmente empurrando o combóio para o abismo.
Nos filmes de hollywood é assim, os leaderes notáveis que aí são retractados resolvem sistematicamente os problemas mais bicudos, por vezes a salvação do Universo, apenas com uma voz de comando determinada e enérgica:
- Quero, dentro de 45 minutos, uma lista de todos os que utilizaram pasta de dentes XYZ nas últimas 24 h, em todo o mundo.
- Mas isso é impossível, são milhões de pessoas, nos sítios mais recônditos,
- Isso é um problema seu, não admito não por resposta, o Sr.é pago para resolver estes problemas, venha a lista já.
E a lista aparece, certíssima, por vezes num écran de computador, com quilómetros de nomes e um título, em letras garrafais, a piscar ao cimo do écran dizendo "Lista de utilizadores de pasta de dentes XYZ".
Mas isto é em alguns filmes de hollywood, na realidade, por mais que o chefe grite e esbraceje a lista nunca aparece.
Infelizmente, Portugal começa a ser dominado a todos os níveis por gente cuja formação e experiência de direcção foi forjada exclusivamente a ver filmes desses.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois eu não tenho peninha nenhuma... até me diverte bastante. Mais, acho que a educação das nossas crianças fica altamente beneficiada por este tempo em que não vão às aulas ouvir o xurrilho de disparates e mentiras que por lá se dizem.

Retirei esta pequenina pérola não sei bem donde:

"Maria do Carmo Seabra, juntamente com os seus dois secretários de Estado, passou o dia de sábado e de ontem até de madrugada nas instalações do Ministério da Educação (ME) a acompanhar a introdução dos dados no programa informático"

BBBBBBBBAAAAAAHHHHHHHHH LOLOLOLOLOLOLOLOL centadinhos em frente ao ecran a introduzir dados ... BBBBBBBAAAAAAAAAAAHHHHHHH

AL-QUEDA e a sua tão gabada capacidade organizativa para o ministério.