2004-09-07

Dogville

A Filipa, do Tomara que Caia, diz que até acha que gosta do filme mas que sente o Sr von Trier a gozar com ela e a delirar com isso.
Percebo muito bem a sensação e as dúvidas
Penso que tocou num ponto chave, o Sr van Trier, de facto, tem o condão de perturbar o pessoal:
O Adriano, meu colega de blogue e meu filho, recusa-se a ver von Trier desde que viu “Os Idiotas” e se sentiu gozado.
Sonhei que a Praia, num poste perdido dizia que detestou Dogville, e considerou o filme profundamente maniqueísta. Como o filme me parece tudo menos maniqueísta, ao pretender reler esse poste para aferir das razões do Ivan, procurei nos arquivos da Praia mas não o encontrei, será que sonhei mesmo ?
Para mim, “Os idiotas” deixaram-me uma sensação ambígua, “Dancer in the Dark” e “Dogville” considerei sublimes.
Considero-os, ainda assim, 3 filmes perturbadores.
A dúvida que coloco é a seguinte:
Será que Sr. Von Trier conhece todos os botões que controlam as nossas emoções e se entretém a manipulá-los para nos condicionar a seu bel-prazer e a gozar connosco, como muitos sentem, ou estará tão atarantado como nós e limita-se a tentar mostrar as suas inquietações e fantasmas que, por acaso, são os mesmos de muitos de nós, ainda que não consigamos desenterrá-los por nós próprios ?

Sem comentários: