2004-06-11

Reflexões sobre um momento

Acabo de ver o noticiário da RTP da hora do almoço.
Assisto à reportagem sobre o “super bock super rock”.
Uma jornalista interroga uma adolescente sobre o concerto de Avril Lavigne.
A moça responde cantando:

- Don’t even try to tell me what to do; don’t even try to tell me what to say.

Assisto a esta declaração com “mixed feelings”: admiro essa adolescente por se sobrepor à jornalista, no seu minuto de fama, com a emoção proporcionada por essa mensagem sublime que lhe diz: “Sê tu própria”, a mesma mensagem de José Régio no seu Cântico Negro. No entanto, esta concreta mensagem, neste caso parte de Avril Lavigne, que, ao contrário de Régio não faz, nem dá nenhum passo que lhe não seja ditado. E receio que essa adolescente não compreenda a verdadeira dimensão do seu acto.
Nesse momento, telefona o Adriano dizendo que vai ao “Super bock Super Rock” porque a pressão dos seus amigos é muito grande.
Eu também sei que este evento está uns pontos acima do “Rock em Rio”, mas na realidade só uns míseros pequenos pontos.
Resumo assim esta minha reflexão: deixa estes macacos-deuses resolverem as suas próprias contradições, não me cabe a mim mais papel do que o de atirar algumas pequenas achas para a fogueira.

Sem comentários: