2010-07-01

As SCUT

Sempre me intrigou esta expressão.
Não que eu não ouvisse a interpretação, para os media sempre foi simples: “Sem custos para o utilizador”.
Eu pensava: “O S dá para sem, o C, dá para custos, mesmo o U sugere utilizador mas onde estará o P para para e aquele T o que quererá dizer ?
Fui consultar o “site” do ciberdúvidas e lá estava, a propósito do plural, SCUT é um acrónimo que significa “Sem custos para o utilizador”, não tem plural com s, naturalmente, uma SCUT, duas SCUT.
A dúvida persistiu, será que o T é a segunda letra de utilizador?
Consulto “acrónimo”e leio textualmente: “significa o seguinte: palavra formada pelas letras iniciais de várias outras palavras que constituem uma denominação e que se pronuncia como uma palavra normal.”
Formada por iniciais, dizia o meu velho e excelente mestre: José Neves Henriques, que acrescenta, como é seu apanágio, a explicação etimológica, vem do Grego “akron” que significa “extremidade.
O T das SCUT persiste misterioso, não é extremidade de nada.
Agora, com a nova política de Sócrates, começo a perceber.
SCUT deve ser mesmo: “Sem Custos, Uma Treta.”
Fiquei confortado por ter finalmente uma luz de compreenção.

Sem comentários: