2010-07-10

O que é que o episódio de Alexandre Magno e do nó Górdio, poderá ter a ver com Sócrates e a golden share na PT (explicado às crianças).

PARTE I
Amiguinhos, começo por uma história antiga.
Conta-se que há muitos, muitos anos na Frígia havia um rei que estando a morrer sem ter deixado sucessor, anunciou que o próximo rei chegaria num carro de bois.
Certo dia chegou à Frígia um camponês, chamado Górdio, num carro de bois, tal como dizia a a professia e que assim conseguiu herdar o trono.
Górdio foi então Rei e como foi o facto de ter chegado nesse carro de bois que lhe deu o reinado, resolveu atar esse carro, com umas cordas, tão apertado e tão bem feito, “não fosse o diabo tecê-las”, que ninguém conseguia desatar.
Muitos tentaram, tanto mais que se começou a dizer que quem desatasse esse nó viria a ser o novo rei.
E, durante 500 anos, ninguém conseguiu desatar o tal nó Górdio (ou o nó do Górdio, mais propriamente).
Como a Frígia viveu sem rei todos estes anos, não me perguntem, porque a história não reza, mas presumo que viveram muito bem e felizes.
Mas certo dia chegou Alexadre Magno ou o Grande, que é o que “magno” também quer dizer.
Alexandre Magno era um pouco o que agora chamamos: chico esperto, não queria saber de regras, como muitos de vocês amiguinhos, mais a mais não havia normas escritas,”desatar o nó o que é? É soltar o carro evidentemente, com um golpe de espada parto estas cordas todas e pronto”.
E assim fez, cortou as cordas com a sua espada e ficou Rei.
Esta história ficou desde aí, até à memória de hoje como um hino à “chico espertice”Alexandre Magno foi Rei da Frígia e de grande parte da Ásia Menor (esta parte já não é estória, é mesmo história).

Sem comentários: