2007-11-10

Dilema

Hoje, durante o almoço, conversávamos sobre aquela agressão violenta e absurda de um jovem a uma, ainda mais jovem, passageira de um metro que há alguns dias se passou.
Foi em Espanha mas com a ajuda dos vídeos de vigilância e a multiplicação pelos media passou-se de facto em todo o lado onde foi notícia.
Do que falávamos, foi da passividade dos outros passageiros, que assistiram a tudo “in loco” sem que tenham tido um gesto para neutralizar o acto bárbaro como vai sendo corrente em situações similares.
Está alguma coisa podre no reino da Dinamarca, sem dúvida, o que será isto ? esta total insensibilidade ? esta ausência de sentido de justiça e de solidariedade ?
Será que por qualquer acaso se juntaram naquele dia, naquele momento, naquela carruagem do metro, uma série de homens e mulheres, todos, sem o mínimo caracter ?
Foi essa a conclusão que aparentemente extraímos dos factos durante o almoço.
Mais tarde tornou-se-me evidente que não, a razão tem que ser forçosamente outra.
Pensei mesmo no que faria eu se lá estivesse e sinceramente não sei o que faria, actuaria talvez ou talvez desculpasse a minha inércia fazendo-me pensar que acto tão insólito poderia ser qualquer iniciativa do espectáculo, qualquer “apanhados” enfim qualquer situação que não me dizia respeito e onde não teria o direito de intervir.
Era uma realidade feia de mais e este mundo aliena-nos tanto !

Sem comentários: