2005-07-13

Está-me a parecer que o rei vai nu !

Pois é, estou a vê-lo de longe, a passar lá em baixo, tenho muita gente à frente, mas a ideia que me dá é que o rei vai nu. Ponho-me em bicos dos pés, dou uns saltinhos e não é que tudo se parece confirmar: vai nu sim senhor ! Ou então tem uma roupa muito transparente.
Até que, ao meu lado, ouço uma voz tímida a dizer também: o rei vai nu ! está aqui, basta seguir o link. Ganhei coragem para dizer o mesmo em voz alta.

De facto, o respeitável Banco de Portugal, primeiro engana-se nas contas, e confessa que também se enganou noutras estimativas. Agora vem dizer que PIB vai crescer só 0,5% e porquê ? essencialmente por razões estruturais da nossa economia, diz.
Ouviram bem ? por razões estruturais, mas tão estruturais que há apenas uns meses ainda não se manifestavam, no tempo em que o PIB ia crescer 1,6% (mais de 3 vezes mais), segundo pensava o mesmo Banco de Portugal, ou será que então o Banco ainda não tinha dado por elas, pelas tais causas estruturais.
Eu é que fico sem saber se é um número ou outro ou ambos ou nenhum.
Por estas e por outras começo a dar razão ao “mal criado” amigo do meu filho que costuma dizer:
- O défice o quê ?, vai pr`o caralho !
Só que para alem do “défice o quê ?” posso dizer também “o PIB o quê ?” ou “a inflação o quê ?” ou seja que indicador for saído daquela veneranda instituição.
Ai Greenspan que falta cá fazes !

Sem comentários: