2009-09-16

Carta de Belgrado 5

A alienação total

Isto vem de Belgrado mas podia vir de casa.
Na minha revista aos jornais portugueses “on line”, deparo no Público com a seguinte notícia que transcrevo sic (com “copy” e “paste”)

A taxa de inflação na zona euro fixou-se, em Agosto, em -0,2 por cento, acima dos 0,7 por cento que tinham sido registados no mês de Julho, revelou o Eurostat. Portugal (-1,2 por cento) apresenta a segunda taxa mais baixa entre os parceiros europeus.

Será que alguém percebe esta notícia?

Usei todos os meus parcos recursos de português e dividi as orações.

“A taxa de inflação na zona euro fixou-se, em Agosto, em -0,2 por cento” (parei aqui porque vi uma virgula a seguir e concluí que a inflação em Portugal e em Agosto foi negativa de –0,2%)

Depois da vírgula segue uma frase espantosa: “acima dos 0,7 por cento que tinham sido registados no mês de Julho, revelou o Eurostat”

Como? Pergunto eu, como é que uma inflação negativa está acima de uma positiva?
Pensei, será talvez a virgula que foi posta a mais (eu próprio tenho muita dificuldade em dominar as vírgulas e, por isso mesmo, tenho muita tolerância para as falhas dos outros)
Mas assim significaria que a inflação em Agosto terá sido de 0,5% (0,7-0,2)

Finalmente para coroar vem a conclusão:

“Portugal (-1,2 por cento) apresenta a segunda taxa mais baixa entre os parceiros europeus”.

E donde terão vindo estes -1,2%?

Toda a tentativa de compreensão morreu aqui.

Mas reparei que havia 15 comentários que fui consultar curioso de ver a fúria insultuosa que costuma habitar estes comentários “on line” e pensei que ela era dirigida ao jornalista José Manuel Rosa, identificado como autor da notícia.

Tive um espanto maior, toda a gente parecia ter compreendido tudo muito bem e em vez de discutirem o português, discutiam economia e insultavam-se uns aos outros.

“É deflacção”
“não é nada sua besta ignorante”
“Bestas são vocês todos porque nem sabem o que é inflação negativa”

Isto não é textual, é um exagero meu sobre aquilo que li.

A minha conclusão foi apenas perguntar-me “mas o que é isto e onde é que eu estou.?

1 comentário:

Anónimo disse...

Essa é que é essa!

Tu estás no mundo dos loucos porque ainda usas essa ferramenta obsoleta do "pensamento lógico". isso da razão, para os pós-modernos é relativo.

Beijinhos
Adriano