2009-09-09

Carta de Belgrado 2

Isto não é o Kosovo. Embora os Sérvios não reconheçam a independência da sua antiga província e tenham um enorme desprezo pelos albaneses (ou talvez por isso), há enormes diferenças.
Aqui vê-se a miséria, que não se via lá, pedintes aos montes, gente esgravatando os lixos para sobreviver, contudo é um mundo mais familiar para mim, os mesmos problemas os mesmos hábitos de vida.
Sinto um mundo Kusturicaneano.
O salário médio, dizem-me, ronda os 200€, a vida é mais barata do que em Portugal, muito mais barata nos géneros alimentícios em natureza mas ronda os mesmos preços na restauração e nos bares.
O que não têm aqui e existe entre os albaneses são os laços de solidariedade entre família alargada.
A moeda aqui é o Dinar, 98 Dinares, mais ou menos, fazem 1 €, As notas de 1000 Dinares, que são as que mais trago na carteira, são, grosso modo, notas de 10€.
A confusão vem daí para baixo, porque há notas de 500, de 100, de 50, de 20 e de 10, ou seja de um cêntimo, e ainda há moedas inferiores.
Eu costumo dar gorjetas generosas, que eles agradecem muito, ou seja, arredondo as contas, nos bares e restauração, aos 500 ou 100 Dinars (entre 5 e 1Euro).uma pequena despesa que me vai fazendo popular no bairro.
Quanto ao trabalho vai progredindo lentamente, por enquanto ainda estou a pousar.
É-me interessante ver a diferença de atitudes e comportamentos entre a gente da Delegação da UE e a do ministério, dois mundos que eu conheço e onde me movo com relativo à-vontade, mas fazem-me reflectir.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vê lá se com essa largueza de dinheiro a dar tanto nas vistas, não és assaltado ou pior...

beijinhos
Adriano

PS: Vou ver se instalo o skype.

Nuno Jordão disse...

Não creio.
As gorjetas afinal estão entre 2€, quando a despesa ronda os 20 e alguns cêntimos noutras mais pequenas, o facto de serem notas e de, certamente, os comuns locais não darem nada é que dá mais nas vistas.
A vantagem é que me tratam bem.