2009-09-14

Carta de Belgrado 4

O Mundo visto daqui

O subtítulo que pus em cima é só válido para mim, deveria ser mais: “O Mundo como eu o vejo aqui” ou, talvez ainda melhor: “O Mundo como eu o posso ver daqui”
Os pesos e as prioridades mudam, “Sócrates vs Manuela F. Leite ou Louçã” chegam-me via SMS, e pela revista aos jornais “on line” e se tentar ir mais longe e ver mesmo os debates na internet tenho que pagar significativamente pela esquisitice, isso, no mundo não tem a mínima importância.
Dos jornais e canais daqui, não percebo nada, embora esses assuntos que não percebo, animem debates e conversas aqui e sejam os mais importantes para alguma da gente com que me cruzo na rua.
Para mim, as notícias vêm das omnipresentes CNN e BBC world e aí Sócrates e Portugal, praticamente não existem.
Nesse mundo, misteriosamente, os assuntos importantes são a desqualificação de Serena Williams, notícia constante desde ontem mas ainda no campo dos desportos houve um golo do Benfica aos Belenenses que mereceu imagens e referências elogiosas. Portugal ainda existe aqui. Força Benfica.
Na Política os assuntos são o Obama na sua cruzada heróica pelo serviço de saúde público onde iremos ver se “yes we can” ou “ No we can`nt” e a pobres que estão vestindo gravata, refiro-me à China, e ao Brazil.
Alguma coisa parece mudar, a China, bate o pé aos EUA, porque estão a pôr entraves à importação dos seus pneus (e a notícia é essa: agora a china também bate o pé). Força China.
Tive também o prazer de ouvir o Lula a falar orgulhosamente em português 5 segundos antes de lhe calarem a voz com um inglês em off, pelo menos o mundo viu que ele fala e na tradução ouviu o que ele disse, resumidamente a velha frase “os ricos que paguem a crise”. Força Brasil.
Também apanhei no zapping um episódio da novela “Clone”. Força Brasil outra vez.
E assim vai o mundo como eu o espreito daqui.

4 comentários:

Anónimo disse...

Como Benfiquista só lhe posso dizer:
Força Nuno.
António

Anónimo disse...

É com grande prazer que leio as tuas crónicas de Belgrado, continua a observar este Portugal do exterior, os agrónomos foram preparados para enfrentar o mundo.Continua.

apc disse...

A propósito das eleições do nosso pequenito Portugal inventaram uma bussula eleitoral cujos resultados por vezes são bem surpreendentes!
Se estiver com paciência para tal... é só clicar no endereço…

http://www.bussolaeleitoral.pt/

Já agora veja também os videos do Gato Fedorento com as entrevistas aos líderes políticos.
http://sic.sapo.pt/online/sites%20sic/gato-fedorento/esmiuca-os-sufragios

Deste lado a acompanhar as noticias desse lado.

Nuno Jordão disse...

Caríssima APC
Ana Paula
Já experimentei e sabe o que me deu (PS imagine)deu-me um vasto círculo entre o libertário cosmopolita e o conservador tradicionalista ou algo assim, mas puxando muito para o libertário cosmopolita (que é um título que até me agrada)só que o PS também aí está.E esta?
Quanto aos gatos tenho visto os clips disponíveis.
De qualquer modo obrigado pelas boas sugestões.