2009-09-07

Carta de Belgrado 1

Da viagem atribulada até à reconstituição do meu universo

O “check in” em Lisboa detectou 10kg de peso a mais na bagagem de porão, pudera são 41 dias no desconhecido, roupa quanto baste para o máximo de uma lavagem intermédia quando dominar o ambiente e vários livros para os tempos de solidão, tudo pesado davam 31Kg.
A graça custou 150€.
Depois o avião para Munique saiu com 45 minutos de atraso, o suficiente para após uma correria no aeroporto de Munique e mais controlo de passaportes fazer-me chegar, mesmo assim, com o “gate” para Belgrado já fechado.
No apoio a clientes do aeroporto disseram-me que tudo já estava previsto e que partiria 4h depois, e deram-me um “vaucher” para comer e/ou beber, no valor de 10€.
Cheguei a Belgrado perto das 21h e para cúmulo a minha mala não vinha, “veio mais cedo?” perguntei eu, “não, não chegou a sair de Lisboa” responderam-me, “agora só amanhã à tarde, levamo-la ao seu apartamento”.
Entretanto, quando liam a morada, esboçavam um sorriso, para mim preocupante, mas quando tentava indagar razão, respondiam-me sempre, “tudo bem, é no centro”.
Receoso, telefonei ao meu senhorio que me disse que me esperava à porta.
Cheguei de táxi e senhorio, nada, mais na porta estavam os nomes dos moradores de todos os andares.
Eu já tinha pago o aluguer adiantado, o ambiente, neste Domingo à noite era estranho, edifícios degradados, alguns bêbedos, mas também jovens de ambos os sexos passando.
Telefonei de novo ao senhorio que me disse que chegava em 3 m.
Chegou ao fim de 15m, com eu já desesperado, a ver-me a ter de ir para um hotel.
Mas tudo mudou, o apartamento não era aquele mas um outro ao lado, mostrou-mo, deu-me a chave e prometeu-me que no dia seguinte tinha internet.
À primeira vista, era minimamente aceitável.
Na manhã seguinte tinha prevista uma reunião na delegação da UE, o meu senhorio fez-me um contacto para um seu amigo taxista que ficou de me apanhar no dia seguinte e o dia terminou.
Só que, no quarto, apesar das cortinas havia muita luz e tive mais dificuldade em adormecer.
Hoje de manhã, vesti exactamente a mesma roupa, única que tinha, lá estava o amigo taxista à hora marcada, a reunião correu bem, e foram muito compreensivos para o meu problema da falta de bagagem e a minha relativa má apresentação, já é habitual perderem-se as malas, disseram-nos.
Passei a tarde a explorar o local e a ler alguns documentos.
Estou a viver no centro velho de Belgrado, assim como talvez no Cais do Sodré em Lisboa, mas à volta há tudo, pequenos supermercados, bares, restaurantes etc.
Abasteci-me do que precisava e finalmente chegou a minha mala e o meu senhorio cumpriu a palavra e apareceu para montar a internet.
Com a mala veio tudo o que me faltava e mais esperança para o resto da missão.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tabaco...?

Nuno Jordão disse...

Claro.
O tabaco é indespensável mais o SG filtro, porque tabaco há aui aos montes, SG filtro é que não