2007-01-02

Alguns desagrados meus

PLACAS TOPONÍMICAS (ou a falta delas)

Há dias quando tomava um café habitual numa pequena tasca lisboeta, contava-me a dona da casa que tinha sido visitada, mais uma vez entre muitas, por fiscais da Câmara que, no seu ponto de vista, lhe faziam exigências despropositadas.
- Não fazem eles ideia da quantidade de gente que entra aqui a perguntar onde fica esta ou aquela rua melhor seria que os da Câmara colocassem as respectivas placas, como lhes compete, em vez de andarem a chatear quem trabalha.
Dizia-me ela revoltada.
Quanto á fiscalização não sei dizer nada mas que deviam também pôr as placas toponímicas não tenho qualquer dúvida. É uma tristeza andarmos pela rua desesperados, torcendo a cabeça sem conseguir achar o mínimo de informação que diga onde estamos.
Ainda me lembro dos tempos em que em cada esquina havia uma placa toponímica, agora há ruas inteiras onde se não vê nenhuma.
Recomendo aos senhores da Presidente e Vereadores da Câmara que leiam o ensaio de George Steiner sobre a Europa, de que eu já falei aqui, para que aprendam que a questão das placas toponímicas não pode ser nunca uma questão menor.

Sem comentários: