2005-02-04

O Debate

Pois é, foi ontem o tão esperado debate e, na verdade, correu como seria de esperar, os 2 candidatos lá foram respondendo ao que se lhes perguntava, sem gaguejar muito e articulando discursos mais ou menos compreensíveis, não envergonharam o país.
Mas não é do debate que é interessante falar. Dizer o quê ?
Que deixaram muitos assuntos por tocar ? O que é que queriam em hora e meia.
Que não apresentaram propostas concretas ? Questão mais do que estafada.
Em que campanha, em que lugar do mundo, se apresenta mais do que intenções e ideias gerais ?
Reforma aos 65 anos para funcionários que têm agora menos de 30, não é suficientemente concreto, quer-se saber todos os detalhes, em que dia se determina a idade dos 30 anos ? será preciso preencher formulários ? quantos e de que cor ? Santana Lopes não sabe, não é capaz de formular uma proposta concreta.
Admissão de um funcionário por cada dois que se reformem, não é uma proposta concreta. Se saírem 2 contínuos poderá entrar um licenciado ? e vice-versa ? Sócrates não sabe, só diz generalidades.
E os portugueses raladíssimos com a falta de propostas concretas.
Como não sou tão exigente, até acho que os 2 se saíram bem, acho até que o debate foi um digno substituto dos "malucos do riso", por mim poderia haver um debate destes todos os dias.
Ainda por cima os debates trazem sempre um prato muito mais saboroso: os comentários dos analistas.
Quem ganhou ? Querem todos saber, ainda que ninguém saiba o que é ganhar um debate (salvo talvez numa situação extrema em que um dos debatentes colapse ou meta os pés pelas mãos).
Mas o mais divertido são os comentários argutos, fundamentados por digníssimos psicólogos, sociólogos e especialistas de marketing, que nos explicam a quantidade de votos que pode render um determinado franzir de sobrancelhas.
E as gravatas senhores, não imaginam a importância das gravatas, a gravata grená de Sócrates, e a azul de Santana Lopes falam claríssimo sobre as opções políticas dos 2 candidatos.
Fica então aqui o meu conselho: não liguem ao que eles dizem que não interessa nada, escolham a melhor gravata e votem nela.
O Louçã é que se lixa, não me lembro de o ver com gravata.

Sem comentários: