2005-02-21

Eu também perdi

Ontem não foi só o Santana Lopes quem perdeu.
Também eu, que tenho assistido esperançoso, de eleição para eleição ao crescimento da abstenção, tive que me conformar ontem com um enorme revés, a abstenção diminuiu e, sejamos francos, está muito longe daquela meta dos 80 % que penso abanaria o sistema e faria pensar as pessoas.
Mas, na verdade, já não suporto mais este sistema oligárquico ou partidocrático, em que, na prática, nos sugerem que escolhamos entre 5 dirigentes partidários.
Eu também quero ir a votos meus amigos e acho que como cidadão zeloso e cumpridor, também deveria ter esse direito, mas não me deixam, só se me filiar num partido e tiver que pensar pela cabeça deles.
Eu sei que com o tempo também este sistema se corromperia mas gostava de ver uma Assembleia da República repleta de homens livres, “homens-bons” como dantes se dizia, fiéis apenas à sua consciência e independentes de qualquer partido.
Não haveria sequer esse conceito de maioria, ela teria de ser conquistada caso a caso.
Para ser como é, mais valia pagarmos só a 5 deputados:
O Sr. Sócrates com 120 votos
O Sr. Santana Lopes com 72 votos
O Sr. Jerónimo de Sousa com 14 votos
O Sr. Paulo Portas com 12 votos
O Sr. Louçã com 8 votos
Mais uns tantos técnicos para estudar processos e discutir nas comissões e chegava.
O resultado era o mesmo e saía muito mais barato.

Sem comentários: