2004-04-16

Menopausa

Negócio de milhões, sem dúvida, e onde tudo é permitido.
Falo da terapêutica de substituição ou de compensação ou hormonal ou sei lá, apenas sei que também há um desinteressante debate semântico neste domínio.
Acontece agora que a mesma instituição que verificou cientificamente que essa terapêutica aumentava em 25% o risco de cancro, chega agora há conclusão, igualmente científica, que afinal o estrogénio até diminui o risco de cancro, isto sem por em causa o primeiro estudo.
Em que ficamos ?
O médico convidado pela 2 explicou o óbvio: Não se pode reportar assim, tem que se ler os estudos, as suas premissas, a metodologia e explicou claramente os ditos 25% de aumento:
Verificam-se normalmente 8 casos de cancro em 10 000 mulheres sujeitas a esta terapêutica, no estudo, registaram 10, em 10 000, logo mais 2 casos em 10, 2/10=0,2, aumentou 20% ! mas também pode ser 2 em 8 que até dá 25 % ? tanto faz, Clarissimamente.
Além disso parece que o estudo foi conduzido em mulheres na faixa etária entre os 70 e 80 anos.
Infelizmente não o deixaram prosseguir, mas também não tem importância, com números assim acho que se consegue provar tudo, o que interessa aos lobbies das terapêuticas não hormonais como aos das terapêuticas hormonais.
Vamos a ver quem tem mais força. A "ciência" cá está para o servir.

Sem comentários: