2003-12-07

Mitos modernos

Há vários mitos modernos interessantes de analisar, entre eles figuram o mito da ciência e o mito da formação.
Qualquer deles dava para escrever vários livros, além dos muitos que já foram escritos, mas neste “medium” bloguista, que impõe teses em “pastilhas”, limitar-me-ei, por agora, a falar um pouco do mito da formação.
A formação assume-se hoje com uma panaceia universal, é o que faz falta, proporciona a passagem do amador ao profissional (outro mito moderno), concede os conhecimentos e as qualidades necessárias para nos podermos afirmar. Quem tem formação tem tudo, quem não tem é um zero à esquerda, não tem nada.
Mas como o que faz, de facto, falta é avisar a malta, como dizia o poeta, aqui fica o meu aviso.
Há formação e formação e a generalidade da que se produz agora é a da pior qualidade.
Paulo Freire e Piaget, entre outros, já explicaram tudo o que se deveria saber sobre o assunto: formar não é despejar conceitos, noções e práticas sobre sujeitos passivos, moldando-os numa forma homogeneizada, produzindo réplicas de uma mesma coisa e anulando os dons, as experiências, a criatividade que cada um vai estruturando dentro de si. Deverá ser antes um processo de construção interna onde se equilibra nova informação numa parede já em construção.
Os programas “ídolos”, da SIC, e “a operação triunfo”, da RTP, são um exemplo claro e elucidativo destes aspectos.
Nos “ídolos” escolheram-se potenciais talentos onde se incorporaram algumas técnicas que permitiram ultrapassar as principais deficiências: Os resultados estão há vista.
Na “operação triunfo” procura-se fazer tábua rasa de tudo, criando monstros homogeneizados, replicantes , todos iguais uns aos outros, sem graça e sem chama (até porque nem os deixam bulir a chama de uma vela).
É uma autentica fábrica castradora de talentos.
O que se assiste aí é a uma verdadeira feira de vaidades de pseudo-formadores medíocres e frustrados.

3 comentários:

Anónimo disse...

Acho que o site ta um pouco ruim!!! Vocês poderiam dar alguns mitos gregos e modernos!!! Sigam o meu conselho e garanham muito mais visitas!!!

Anónimo disse...

Realmente, poderia existir alguns mitos modernos, assim poderiamos entender e aprofundar mais sobre esse tema,assim ganhariam mais vistas!!

Anónimo disse...

Realmente, poderia existir alguns mitos modernos, assim poderiamos entender e aprofundar mais sobre esse tema,assim ganhariam mais vistas!!