2003-12-18

A Caravana

Entrei na Caravana, para um rápido repasto de febras.
À minha frente uma mesa de 6 operários da auto (qualquer coisa) Laranjeiro, debatiam-se com um cozido a portuguesa..
Disse operários mas não é verdade, havia operários sim, mas também um com aparência de administrativo e outro com aparência de capataz.
Todos iguais e todos diferentes nas suas individualidades, confraternizando em volta do cozido e de jarros de vinho da casa.
Corriam as histórias profissionais, os comentários à vida, um murmúrio permanente, entrecortado de gargalhadas.
No canto da mesa um “administrativo”, sempre calado, mas muito atento.
Fazia-me imaginar M. Stirner em tertúlia com Marx e Proudon.
Ao fundo da mesa um operário de bigode, forte e aloirado, dominava o ambiente geral.
Aqui e além o empregado, solícito, da Caravana perguntava se tudo estava bem, respondiam-lhe com leves acenos quase enfastiados para quem lhes perturbava o prazer do momento.
No fim, as inevitáveis bicas e uma garrafa esguia, cheia de ervas misteriosas e de um líquido dourado pálido, que era repartido por todos com evidente satisfação.
Senti inveja daquele bem estar, perguntei ao empregado pela tal bebida.... É a nossa bagaceira especial, diz-me.
Pedi-a também fui saboreando-a com o meu café.
Nisto, uns e outros olham automaticamente para os relógios e começam a levantar-se. Os semblantes mudam um pouco.
Seguem-se as contas amigáveis e sem problemas, mas desconfortáveis naquele fim de refeição: pegar em dinheiro agora, que mau gosto!
O silencioso, M. Stirner, faz o interface para a realidade comercial.
E todos saem, uns atrás dos outros, para mais meia jornada de trabalho.
A sua boa disposição passou para mim, bem hajam.

Sem comentários: