2010-05-09

Aventura na Feira do Livro – Parte 2

Lá passei para o lado Ocidental, e comecei descendo a primeira ala.
Não sei já se nessa descida ou depois encontrei, em saldo, 3€, um livro que deveria ser obrigatório: “Vivermos e Pensarmos como Porcos” de Giles Chatelet, matemático e filósofo francês, que se suicidou uns tempos depois de publicar este livro e que apresenta uma crítica feroz ao pensamento único e ao pós-modernismo, ainda por cima mal assimilado, que enferma a nossa actual cultura global.
Já o tinha, mas por 3€ era imperdível, comprei de novo para dar a alguém que o leia, é claramente uma pérola no meio do lixo.
Chegando abaixo, voltei para cima pela segunda ala da parte ocidental.
A princípio muitas editoras religiosa, explorando a próxima visita do Papa a Portugal, aqui e além literatura infantil, fui passando mais rápido até que mais em cima me atrai uma montra cheia de George Orwell. Era a Antígona.
Procurei nas minhas referências (Orwell, obviamente está lá com alta cotação) e por uma razão ou outra comprei:
“Na penúria em Paris e Londres”
e “Livros e cigarros”
Ambos de Orwell, passei depois a Corsery (outra referência altamente cotada) e comprei a sua obra principal: “Mendigos e Altivos”.
Estava já no topo da feira com tudo visto.
Quando me preparava já para me ir embora, veio-me à cabeça um grito silencioso semelhante àquele grito de Cruges, no regresso de Sintra descrito por Eça de Queirós, nos Maia: “Esqueceram-me as queijadas!”. Só que o meu grito foi mais: “esquecera-me a Viúva Grávida!.
Se bem leram o post anterior esse era o meu primeiro motivo para visitar a Feira mas após uma visita cuidada e atenta não tinha descoberto onde ele estava.
Na Apel lá me informaram e tive que voltar, de novo para baixo até que numa das associadas da Bertrand lá consegui comprar “A Viúva Grávida” de Martin Amis.
Voltei então feliz para casa.

1 comentário:

JOPP disse...

Fico contente por saber que algumas das minhas traduções animam esse lar. Votos de bom Verão.