2009-06-21

Esquerda e Direita

Como se sabe, em termos políticos, esta dicotomia nasceu com a revolução francesa, pela posição física que ocupavam nas assembleias daí nascidas, com os mais próximos do “ ancien régime”, à direita e os mais próximos da revolução, à esquerda.
Isto dá-nos uma ideia de direita conservadora e de esquerda revolucionária.
Com o sucesso das revoluções, sobretudo nos regimes inspirados no marxismo-leninismo, depois de instalados, esta dicotomia é abalada, aí eram os ditos de esquerda que eram os conservadores e os que queriam a mudança, a revolução, eram considerados de direita.
Hoje em dia a baralhação é tanta que os termos de esquerda e direita perderam quase totalmente o seu significado, ou pior têm muitos significados.
A política social europeia, tão apoiada pela esquerda, foi implementada, sobretudo por governos chamados de direita, o liberalismo que já foi uma bandeira da esquerda é hoje conotada à direita, sobretudo os neo-liberais que nos têm lixado a vida.
E assim quem é que sabe se será de esquerda ou de direita?
Poderemos ainda talvez dizer que a direita é pelo capital e a esquerda anti capitalista mas como Mário Tronti intuiu os partidos comunistas actuais, assim como os sindicatos (estruturas ditas de esquerda) são hoje meros instrumentos do capital, necessários à sua preservação moderna.
E aqui se toca na essência da dicotomia prevalente hoje em dia, e para a qual não temos ainda um nome incontroverso.
Por um lado há quem defenda as pessoas, na sua individualidade nas suas iniciativas, nas suas “mono manias”, e, por outro lado, há quem defenda uma sociedade moderna, eficiente, sem desemprego nem dor mas apenas com homens-máquina, cada um no seu papel, feliz e bem comportado, comendo apenas o que estiver escrito na lei no “codex alimentarius”, em construção, e vidrando os olhos na televisão que temos.
Uma sociedade tipo “admirável mundo novo” embora sem Bokanowskisação e sem “soma”.
Nesta dicotomia eu considero-me indiscutivelmente “selvagem”.

Sem comentários: